terça-feira, 9 de novembro de 2010

Campeonato Mundial de Karatê Tradicional

Seleção Brasileira de Karatê Tradicional faz os últimos treinos para o Mundial
09/11/2010 - 16:53:37 - por FS - Evidência COM

A seleção brasileira de karatê tradicional comandada pelo técnico Tasuke Watanabe e pelo coordenador Nelson de Santi, faz os últimos preparativos para a disputa do 15º Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, que será realizada no Ginásio de Esportes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nos dias 12 e 13 de novembro. A equipe formada por 27 caratecas está concentrada em São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova (PR), local que oferece ar puro, a tranquilidade das montanhas e o contato com a natureza, que são ideais para a concentração e para os treinos.

O Brasil, que ao lado da Itália e Polônia é considerada uma das equipes mais fortes na busca pelo título, conta com atletas de grande destaque como o paranaense Ricardo Buzzi, tricampeão mundial e o bicampeão mundial Leonardo Zanca, do Mato Grosso. No feminino, a primeira campeã mundial individual Giordana de Souza (PR) e Adairce Castanhetti, campeã de Kata por equipe, do Mato Grosso. Na lista internacional, os nomes fortes a serem batidos são os italianos Mirko Saffioti e Matteo Leone, os poloneses Daniel Iwanek, Pawel Januz e Marta Niewczas e o atleta da Macedônia Dejan Nedev.

Distante do barulho, sem televisão e celular, a concentração da equipe brasileira está totalmente voltada para o Karatê o tempo todo, conforme diz carateca Giordana de Souza (PR). “A nossa rotina diária de preparação é bem intensa, com acompanhamento de toda uma equipe técnica e de profissionais de educação física. Estamos bem focados e vivendo intensamente o karatê. As nossas expectativas são as melhores possíveis para o mundial”, revela a atleta que participa pela terceira vez da competição e diz ter como principais adversárias as polonesas.

Na quarta-feira (10) e quinta-feira, os brasileiros terão o primeiro desafio, a disputa que antecede o mundial, a Copa Internacional de Interclubes, competição destinada a crianças e jovens, com caráter educativo e regras de disputas simples.

Atividades científicas, cursos técnicos e eventos oficiais da ITKF também fazem parte do calendário da programação do mundial. Os congressos científicos visam abordar temas da área da Educação Física, Lazer, Saúde, Psicologia e Ciências do Esporte. Os cursos técnicos possuem o foco em abranger assuntos importantes do Karatê e da arbitragem do esporte. Dentre os eventos oficiais da ITKF encontram-se o Budo Congress e Curso Internacional de Arbitragem.

O Campeonato Mundial de Karatê Tradicional é promovido pela Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) em parceria com a Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) e a PUCPR, com o apoio do Ministério do Esporte, da Prefeitura Muncipal de Curitiba e do Consulado do Japão.Programa Oficial do XV Campeonato Mundial de Karatê Tradicional

Congressos Científicos e atividades paralelas:

10 de novembro

Clínica de Arbitragem e Congresso Técnico da III Copa Internacional Interclubes

10 e 11 de novembro

III Copa Internacional Interclubes
Atividades oficiais da ITKF:

8 e 9 de novembro

• II World Budo Congress;
• I International Traditional Karate and Combat Sports Congress

9 e 10 novembro

Curso de Arbitragem

10 de novembro

Congresso Médico

11 de novembro

Congresso Técnico do 15th WTKC

11 de novembro

Reuniões ITKF

12 e 13 de novembro

15th WORLD TRADITIONAL KARATE CHAMPIONSHIP

Nenhum comentário: